segunda-feira, 11 de abril de 2016

SAIBA COMO PEDIR A REVISÃO COM BASE NOS ERROS DO INSS

A revisão do benefício sai mais fácil no posto do INSS ou na Justiça quando o aposentado sabe quais erros devem ser corrigidos. Aprender a conferir a carta de concessão e a memória de cálculo é a melhor forma de descobrir falhas que, após reparadas, poderão aumentar a renda mensal.

Uma dessas falhas prejudicou quem se aposentou por invalidez ou recebeu auxílio-doença entre 2002 e 2009. Nesses casos, o INSS não descartou as menores contribuições feitas pelos segurados e, por isso, muitos tiveram a renda reduzida. 

Quem foi prejudicado pode pedir a revisão do artigo 29.
Para descobrir esse erro, é preciso verificar se apenas os salários mais altos foram usados no cálculo. Na carta de concessão, só os maiores valores devem estar marcados com um asterisco. Se todas as contribuições tiverem essa marca, é possível que o erro tenha ocorrido.

Outro equívoco comum afetou trabalhadores que tinham salários altos e ficaram com o benefício limitado ao valor máximo pago pelo INSS. Muitos desses segurados poderiam ter uma renda maior porque o governo aumentou o teto da Previdência acima da inflação em 1998 e em 2003 e não revisou essas aposentadorias.

Para saber se há o direito à revisão do teto, o segurado pode verificar se, na carta de concessão, há indicação de que o valor foi “limitado ao teto”.

Pedido deve ser feito no posto do INSS

Antes de entrar na Justiça para receber uma revisão ou aposentadoria, é preciso primeiro fazer o pedido no posto do INSS. O STF (Supremo Tribunal Federal) já decidiu que é necessário o prévio requerimento administrativo para ingressar com uma ação judicial.

Se o benefício for negado, ou se o INSS demorar mais de 45 dias para dar uma resposta, o segurado pode entrar com uma ação na Justiça contra o instituto.

Prepare-se para corrigir o benefício

A chance de conseguir a revisão no posto do INSS ou na Justiça aumenta se o segurado sabe qual o erro que deve ser corrigido. Para isso, é necessário aprender a encontrar as falhas na carta de concessão da aposentadoria, pensão ou auxílio.
·        
          Carta de concessão
O documento é enviado para a casa do segurado 20 dias após a liberação do benefício. Com a carta, o segurado recebe a memória do cálculo.
·         
     Quem não tem a carta
Pode pedir a segunda via no posto do INSS. O atendimento pode ser agendado pelo 135. Pode também solicitá-la pela internet no site www.mtps.gov.br, a esquerda da tela, clique em “Carta de Concessão”.

Como procurar os erros para ter a revisão:
·       
    Revisão do artigo 29

O prazo para essa revisão é de 10 anos após a concessão.
·        Erro
O INSS não tirou as 20% menores contribuições do cálculo de benefícios por incapacidade. A falha atingiu benefícios concedidos entre 17 de abril de 2002 e 19 de agosto de 2009.
·        Podem ter revisão
Aposentadorias por invalidez; auxílios-doença; pensões deixadas por aposentados por invalidez; pensões deixadas por quem recebia auxílio.
·        Como achar a falha
Analise na carta de concessão quais salários foram considerados. Eles aparecem destacados com um asterisco. È necessário que parte dos salários não tenha essa marcação. O segurado também pode comparar se o número de contribuições que ele tem após 1994 é igual ao usado pelo INSS no cálculo. Se ele for igual, houve erro e há direito à revisão.   

    Revisão do teto

Segurados deixaram de receber uma aposentadoria maior porque sua média salarial ultrapassava o teto válido no ano em que o benefício foi concedido. Em 1998 e em 2003 o governo aumentou o teto acima da inflação, mas não revisou os benefícios desses segurados.
·        Podem ter revisão
Quem tinha salários altos e se aposentou entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003. A revisão pode sair no INSS ou na Justiça.
·        Como achar a falha
A carta informará que o benefício foi “Limitado ao Teto”. Se a carta não têm essa informação é preciso comparar a Renda Mensal inicial com o Salário de Benefício.

·       Buraco negro

O INSS não incluiu na revisão do teto quem se aposentou até abril de 1991.
·        Pode ter revisão
Quem se aposentou de 5 de outubro de 1988 a 4 de abril de 1991 e teve o benefício limitado ao teto. A revisão só sai na Justiça.
·        Como achar a falha
Veja se na carta o benefício foi limitado ao teto. Confira se a Renda Mensal, ficou menor do que o salário de benefício. Quem teve uma revisão até 2003 deve consultar também a carta recebida após a correção.

·       Inclusão do tempo especial

O prazo para essa revisão é de 10 anos após a concessão.
·        Erro
O INSS não considerou o trabalho em local onde há risco à saúde do trabalhador, que dá direito ao tempo especial.
·        Pode ter revisão
Quem trabalhou exposto a ruído muito alto, produto químico, material biológico, alta tensão, entre outros.
·        Como achar a falha

Nesse caso, o ideal é analisar o Processo Administrativo. Este documento deve ser solicitado no posto do INSS. Veja se algum período especial foi rejeitado. 

Por RAQUEL DIEGOLI - ADVOGADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem deve pagar o plano de saúde durante o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício, concedido pelo INSS, garantido ao trabalhador quando o mesmo apresenta problemas de saúde.  Durante e...