quarta-feira, 4 de abril de 2012

VEJA COMO ACUMULAR PENSÃO E APOSENTADORIA

Segurado com dois benefícios pode ter renda acima do valor do teto do INSS, que hoje é de R$ 3.916,20.

Quem recebe pensão, mas tem condições de se aposentar, pode acumular os dois benefícios. Os aposentados que ficarem viúvos também têm direito a receber o pagamento duplo, mesmo se a soma dos benefícios ultrapassar o teto previdenciário, que hoje é de R$ 3.916,20.

O INSS não permite o recebimento de duas aposentadorias, mesmo se for por idade e a outra por tempo de contribuição, por exemplo. Porém, o órgão autoriza que os segurados sejam, ao mesmo tempo, aposentados e pensionistas.

No caso de um casal de aposentados, se o homem morrer, a viúva continua com a aposentadoria dela e a pensão do marido. Porém, se a viúva casar novamente o segundo marido também morrer, ela não poderá acumular duas pensões, apenas poderá optar pela mais vantajosa.

A pensionista que parou de contribuir pode voltar a pagar o INSS para garantir uma aposentadoria e, com isso, obter uma renda maior. Uma das opções é a aposentadoria por idade, que exige de cinco a quinze anos de contribuição para a Previdência, dependendo do ano em que o segurado completou a idade mínima para ter direito ao benefício.

Todos os benefícios podem ser obtidos nos postos do INSS. Se o segurado não pagou nenhuma contribuição após 1991 e quiser uma aposentadoria por idade, é possível que o INSS negue o pedido. Nesse caso, será preciso procurar a Justiça.

Benefício pede contribuições em dia ao INSS

Para deixar pensão para os dependentes, é preciso ter qualidade de segurado ao morrer, ou seja, estar com as contribuições em dia ou estar recebendo algum benefício previdenciário.

Após o último pagamento ao INSS, a qualidade de segurado é mantida por 12 meses ou 24, no caso dos segurados com mais de 120 contribuições. Quem comprovar que estava desempregado consegue mais 12 meses extras.

Um comentário:

Quem deve pagar o plano de saúde durante o auxílio doença?

O auxílio doença é um benefício, concedido pelo INSS, garantido ao trabalhador quando o mesmo apresenta problemas de saúde.  Durante e...